Sinais Comuns de Dislexia
  • Educação Infantil
  • Falar tardiamente
  • Dificuldade para pronunciar alguns fonemas
  • Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário
  • Dificuldade para rimas
  • Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome
  • Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
  • Dificuldade na habilidade motora fina
  • Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa
  • Dificuldade para lembrar nomes e símbolo
 
  • Alfabetização e 1º ano - 
  •       Dificuldade em aprender o alfabeto
  • ·        Dificuldade no planejamento motor de letras e números
  • ·        Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
  • ·        Dificuldade com rimas(habilidades auditivas)
  • ·        Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
  • ·        Dificuldade em seqüência e memória de palavras
  • ·        Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar
  • ·        Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
  • ·        Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
  • ·        Dificuldade na execução da letra cursiva
  • ·        Dificuldade na preensão dolápis
  • ·        Dificuldade de copiar do quadro
   
  •  2º ano ao 9 º ano -
  • .    Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
  • ·        Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
  • ·        Dificuldade em soletração de palavras
  • ·        Não gostar de ler em voz alta diante da turma
  • ·        Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
  • ·        Dificuldade na expressão através da escrita
  • ·        Dificuldade na elaboração de textos escritos
  • ·         Dificuldade na organização da escrita
  • ·        Podem ter dificuldade na compreensão de textos
  • ·        Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas
  • ·        Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias
  • ·        Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas
  • ·        Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
  • ·        Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
  • ·        Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
  • ·        Dificuldade em memorizar a tabuada
  • ·        Dificuldade com figuras geométricas
  • ·        Dificuldade com mapas
 
  • Ensino Médio -
  • .    Leitura vagarosa e com muitos erros
  • ·        Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
  • ·        Dificuldade em planejar e fazerredações
  • ·        Dificuldade para reproduzir histórias
  • ·        Dificuldade nas habilidades de memória
  • ·        Dificuldade de entender conceitos abstratos
  • ·        Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
  • ·        Vocabulário empobrecido
  • ·        Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade
 
  • Adultos -
  • .    Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva
  • ·        Dificuldade em planejamento e organização
  • ·        Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
  • ·        Falta do hábito de leitura
  • ·        Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)
  • ·        A emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita
  • ·        Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.
Redes Sociais:
Visitantes: 102

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *