Pesquisa acadêmica X Pesquisa do professor

Em leituras referentes, observamos que a  pesquisa acadêmica relaciona-se a autenticidade, a legitimidade e a validação pela comunidade científica, enquanto a pesquisa do professor objetiva ao entendimento da própria  práxis, buscando sua  modificação. Enquanto na pesquisa acadêmica, busca-se ao rigor da teoria científica, o professor pesquisador relaciona-se com seu objeto de pesquisa, sua própria práxis.

Ponte (2004), não refere-se a conversão do professor em pesquisador profissional e sim, o anseio de aplicar a pesquisa em benefício e busca de resoluções para as adversidades do seu dia a dia. O envolvimento da equipe pedagógica administrativa escolar proporcionará meios para a elaboração de respostas para estas adversidades, as questões do fazer pedagógico.

Pesquisar não pode ser atribuído a um grupo selecionado de profissionais, até porque, as pesquisas acadêmicas ofertadas muitas vezes não respondem as indagações do meio escolar. Por outro lado, muitas pesquisas de professores não são validadas por pesquisadores acadêmicos, declarando-as simples em embasamento teórico. E ainda as utilizam em suas pesquisas acadêmicas como “a pesquisa do professor”, todavia não considerando o entendimento, as respostas das vivências dos mesmos, em seus relatos acadêmicos. Ainda no meio docente  há a recusa de leitura e referencial bibliográfico no contexto escolar, por bom número de professores. Muitos, contestam a escassez de respostas as dificuldades observadas na prática docente, todavia quando ofertados textos, pesquisas e bibliografias, não demonstram interesse em leituras e a reflexões, argumentando a incompatibilidade com o exercício da prática.

 
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