Lei 8014/10 – Cuidador específico para alunos com deficiência
  • Projeto de Lei 8014/10 do deputado Eduardo Barbosa - medida que obriga a oferecer cuidador específico para alunos com deficiência, se for verificado que ele precisa de atendimento individualizado. Coloca o autor que a oferta deste apoio resultará na maior participação do educando nas atividades escolares, uma vez que o cuidador estará pronto a auxiliá-lo no desempenho das atividades da vida diária que não consegue realizar sem ajuda.
 
  • Em muitos momentos eu me coloquei e ainda coloco-me a favor de que todos os alunos públicos da educação especial, quando necessário, devem ter um auxiliar/monitor ou até mesmo docência compartilhada acompanhando o processo de escolarização. Na prática percebo que sem o mesmo o aluno não acompanha as atividades como acreditamos que devem e podem acompanhar prejudicando em seu desempenho escolar. Acreditar que é de responsabilidade do professor proporcionar práticas que contemplem todos os alunos é para mim uma falácia. Observo constantemente um abandono, salas com muitos alunos desconsiderando a proporcionalidade dos mesmos quando há o ingresso de um aluno com deficiência. Os professores, na sua maioria, não buscam práticas que auxiliem todos os alunos em suas diferentes modalidades de aprendizagem. Fica o dilema: TODOS nós sabemos com deveria ser o ideal, porém estamos longe deste percebendo as ações em nosso dia-a-dia, onde muitas vezes, somos limitados em dar atenção a todos os alunos em todos os momentos. Para mim é muito forte a visão de homogeneidade é cômodo para o educador pensar assim dá menos trabalho. Claro que observo algum movimento favorável a este processo, porém é insipiente e nossos alunos são crianças e adolescentes em processo de desenvolvimento e ficamos nós como mero espectadores (acredito que por mais que agimos não conseguimos avançar de forma significativa) e somos responsáveis pelas marcas que deixamos em nossos alunos, sendo estas positivas ou negativas (não somos autores, mas cúmplices de um sistema que, mesmo com boa intenção possui ações que denotam a exclusão negligenciando um pensar e agir respeitando os processos de aprendizagem de TODOS nossos alunos).
 
  • Abraços Inclusivos!
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