Pareamento
 

Você sabe como explorar bem atividades com placas de pareamento e justaposição? Justapor significa colocar junto. É o primeiro passo, onde as figuras são colocadas sobrepostas por semelhança. Estimula a criança a perceber as imagens iguais. Pareamento é juntar em par, combinar objetos ou figuras iguais. Ao realizar pareamentos o objetivo é associar e reproduzir um padrão: a criança/adulto visualiza um modelo e com figuras e objetos, iguais ou não, o reproduz.  Atividades de pareamento e Justaposição atuam no desenvolvimento visual e cognitivo.

Para começar a atividade, o professor deverá explorar todas as peças (formas, tamanhos, texturas e cores). O educando motivado pelo professor deverá encontrar as peças iguais e completar em seu tabuleiro. Trabalhar com letras, números ou palavras, associados ou não a imagens, objetos...

Obs.: É importante que, durante a atividade, o professor possa interagir com o aluno, aprofundando os conceitos mencionados, de forma que o educando possa fazer as correlações, comparações com o seu cotidiano.

Abraços Inclusivos! Diane Marli  
Redes Sociais:
Visitantes: 194

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *