Terminologia: Pessoa com Deficiência

Termos Adequados

Pessoa com deficiênciaTermo presente na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), que o Brasil ratificou com valor de emenda constitucional em 2008.  Não diga pessoa portadora de deficiência ou portador de deficiência. A pessoa não porta, não carrega sua deficiência, ela tem deficiência e, antes de ter a deficiência, ela é uma pessoa como qualquer outra.

   

Pessoa com deficiência física. Substitui os termos deficiente físico, o deficiente, a deficiente. O termo deficiência física se refere àcategoria dentro da qual existem muitos tipos (amputações, paralisias, paresias, baixa estatura, amputações, malformações congênitas etc.).

   

Pessoa com deficiência visual. O termo deficiência visual se refere à categoria dentro da qual existem os tipos cegueira e baixa visão (em variados graus).

   

Pessoa cega. Muitas pessoas cegas aceitam ser chamadas cegas. Evite dizer pessoa cega total ou pessoa com cegueira total ou cego total, pois são termos redundantes.

   

Pessoa com baixa visãoSubstitui o termo pessoa com visão subnormal.

   

Pessoa com deficiência auditivaO termo deficiência auditiva se refere à categoria dentro da qual existem os tipos surdez e baixa audição (em variados graus).

   

Pessoa surda. Muitas pessoas surdas aceitam ser chamadas surdas. Evite dizer pessoa surda total ou pessoa com surdez total ou surdo total.

   

Pessoa com baixa audiçãoSubstitui os termos pessoa com surdez parcial, surdo parcial, que são redundantes. Algumas pessoas com baixa audição preferem ser chamadas pessoas com deficiência auditiva ou deficientes auditivos em vez de pessoas com surdez parcial, pois elas não se consideram surdas.

   

Pessoa com tetraplegia. Substitui os termos tetraplégico, tetra, quadriplégico.

   

Pessoa com deficiência intelectual ou pessoa com déficit cognitivo. Substitui os termos deficiente mental, excepcional, retardado mental. O termo deficiência intelectual se refere à categoria dentro da qual existem muitos tipos, dependendo dos apoios, habilidades adaptativas e outros fatores.

   

Pessoa com transtorno mental. Substitui o termo doente mental.

   

Pessoa com deficiência múltipla. É a pessoa que tem duas ou mais deficiências ao mesmo tempo. Evite dizer pessoa com deficiências múltiplas.

   

Pessoa com mobilidade reduzidaÉ a pessoa que, não se enquadrando no conceito de pessoa com deficiência, tem, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção: pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, gestante, lactante e pessoa com criança de colo. (Decreto n. 5.296, 02/12/2004, art. 5°, § 1°, II, e §2°)

 

Nas comparações

 

Em vez de criança/adulto/pessoa normal, use sem deficiência.

 

Em vez de sala de aula/escola/classe normal, use comum.

 

A antiga Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), um órgão do Governo Federal, agora é Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), termo adotado através da Portaria 2.344, de 03/11/2010. Daí veio, também, o uso oficial do termo pessoa com deficiência.

 

Para evitar a excessiva repetição do termo pessoas, troque-o por curitibanosusuárioscidadãos, alunos, trabalhadores.

 

Evite referir-se à pessoa com deficiência pela sigla PcD, porque não se deve usar siglas para chamar seres humanos. Mas, se necessário, use-a em espaços diminutos (colunas em quadros estatísticos, notícias curtas, conversação coloquial pela internet etc.).

 

Evite o termo cadeirante, pois o termo ressalta o instrumento que a pessoa porta e não o que a pessoa é.  Diga usuário de cadeira de rodas, porque coloca a pessoa à frente do instrumento com o qual se locomove. Se necessário, você pode usar o termo cadeirante apenas em conversas informais, mas nunca em palestras ou textos formais (acadêmicos, científicos, oficiais).

  FONTE : http://www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/terminologia/116#.U_Njs6P3Hrk
Redes Sociais:
Visitantes: 172

2 thoughts on “Terminologia: Pessoa com Deficiência

  1. With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
    My blog has a lot of unique content I’ve either authored myself or outsourced but it looks like a
    lot of it is popping it up all over the web without my agreement.
    Do you know any solutions to help protect against content from being ripped
    off? I’d really appreciate it.

    1. Olá,
      Em relação a sua indagação, eu não sei qual é a sua área, todavia na que atuo “Educação Especial Inclusiva”, vejo além de uma área, e sim uma causa. Atuo e trabalho muito com a transmissão do conhecimento, e penso que não sou o dententor deste, e sim multiplicador. Tenho muitas postagens que se for verificar, são pesquisas, que digo, “estou sobre ombros de gigantes”. Ou seja, muitas publicações são para auxílio, para repasse mesmo, é claro, que respeitando com a citação da fonte e do autor.
      Abraços!
      prof. Diane Marli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *