Distrofia Muscular de Duchenne
Olá colegas,  
  • A partir de hoje estarei postando textos e vídeos relacionados a Distrofia Mucular de Duchenne. Tenho me sensibilizado sobre o tema desde o ano de2011 quando passei a atender uma criança com DMD, no Atendimento Educacional Especializado.
 
  • A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença hereditária que envolve uma fraqueza muscular.  É uma das doenças infantis neuromusculares que ocorrem mais frequentemente e uma das que progride mais rapidamente. Na DMD a falta da proteína distrofina causa a deterioração e quebra dos músculos levando à dificuldade progressiva no andar e mobilidade geral.É causada por um gene defeituoso da Distrofina (uma proteína dos músculos).  A deficiência causa fraqueza muscular, contratura articular, deformidade na coluna, função pulmonar e cardíaca prejudicadas e, em alguns casos, dor e diminuição da capacidade cognitiva que ocasiona dificuldade de aprendizagem. A incapacidade inclui diminuição da mobilidade, das atividades de vida diária, aumento da fadiga e do ajustamento psicossocial. As desvantagens ocasionaram redução da qualidade de vida, das oportunidades educacionais, de emprego e aumento da dependência. 
 
  • No quadro clínico do estudante que atendo apresenta fadiga, perda das habilidades motoras (correr, pular, saltar...), perda das capacidades de autonomia, fraqueza de progressão rápida e já está  apresentando arritmias cardíacas.
 
  • Não há cura para DMD, levando a óbito após os 15 anos de idade. Chegará um momento que a doença atingirá os músculos que afetando a respiração e se fará necessário o uso de aparelho de oxigênio para dormir. Alguns casos a expectativa de vida pode ser preservada por um tempo maior se for apresentado favorecimento de uma melhor condição de vida.
 

 
Redes Sociais:
Visitantes: 151

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *