Sites com conteúdo gratuito para estudar e pesquisar
Olá pessoal!

A Internet é um campo repleto de conteúdo para estudar e pesquisar que ajudam a ampliar o conhecimento. Mas, diante de tanta informação disponível, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas. Afinal, nem todo conteúdo encontrado na grande rede mundial é confiável.

Por isso, na hora de pesquisar, estudar e produzir atividades de qualidade, é fundamental que universitários, vestibulandos e estudantes em geral tenham atenção na busca por referências adequadas.

Para facilitar a tarefa desse público, selecionamos 10 sites que ajudam a simplificar as consultas e deixá-las mais seguras. Confira!

1 - Banco de Dados Agregados do IBGE: Página que organiza e divulga os dados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

2 - Biblioteca Digital Mundial: Criado pela Unesco, o portal reúne importantes fontes de informação com arquivos de literatura, mapas e fotografias de países de todo o mundo.

3 - Biblioteca Nacional Digital: Criada pela Fundação Biblioteca Nacional, agrupa grande parte das obras digitalizadas de um dos maiores acervos do Brasil. O destaque fica por conta de publicações periódicas, mapas e fotografias.

4 - Domínio Público: Biblioteca digital que permite o acesso da população a obras literárias, artísticas e científicas do patrimônio cultural brasileiro e universal.

5 - História Lecionada: Traz provas, textos, filmes, livros e imagens que facilitam os estudos ligados à História.

6 - Jstor: Uma das mais confiáveis fontes de conteúdo acadêmico do mundo, oferece acesso a mais de mil publicações acadêmicas e a mais de 1 milhão de imagens, correspondências e outras fontes primárias de pesquisa.

7 - Khan Academy: Reúne mais de mil videoaulas e 100 mil exercícios de matemática, física, química e biologia. A versão em português é fruto de uma parceria com a Fundação Lemann.

8 - Manual do Sics: Produzido pelo Sistema de Informação e Conhecimento do Senac (Sics), este guia auxilia alunos da graduação e pós-graduação na elaboração de trabalhos acadêmicos, referências e citações, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

9 - Portal de Periódicos da Capes: O portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece textos sobre todas as áreas do conhecimento, publicados em mais de 31 mil periódicos nacionais e internacionais.

10 - Scielo (Scientific Electronic Library Online): Biblioteca virtual com uma ampla coleção de periódicos científicos de 15 países, incluindo o Brasil.

Fonte: Canal do Ensino

Redes Sociais:
Visitantes: 175

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *