Portal do professor

Portal do Professor

 
  • Olá professores,
 
  • Se você é professor do Ensino Fundamental ou Médio e ainda não conhece o Portal do Professor, precisamos te dizer: você está perdendo tempo. Criado em 2008 pelo MEC(Ministério da Educação), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o site oferece ferramentas que podem facilitar e dinamizar muito o trabalho dos educadores.
  • Selecionamos, abaixo, seis recursos oferecidos, gratuitamente, pelo Portal do Professor. Confira (e experimente)!
 
  • 1. PRODUZIR E COMPARTILHAR SUGESTÕES DE AULA Essa área do site é uma espécie de comunidade de aprendizagem, em que professores de todo o país podem trocar figurinhas sobre os melhores métodos para explicar determinado conteúdo em sala de aula ou, ainda, sobre maneiras de usar recursos multimídia e ferramentas digitais em classe. Qualquer um pode ler, classificar e comentar as sugestões, mas para postar ideias é preciso criar um login no portal.
 
  • 2. ATUALIZAR-SE SOBRE AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS Outra área bacana do site é o Jornal do Professor, que traz quinzenalmente notícias e novidades relacionadas à educação no Brasil e ao cotidiano nas salas de aula. Nesse espaço, além de leitores, os professores também podem ser pauteiros e ajudar a escolher os assuntos que serão abordados nas próximas edições.
 
  • 3. BAIXAR MATERIAIS MULTIMÍDIA DE APOIO ÀS AULASVídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens, experimentos práticos… Na seção Multimídia, o professor encontra uma série de recursos que podem ajudá-lo a dinamizar suas aulas. Os conteúdos podem ser baixados gratuitamente pelos educadores, que ainda podem dar notas ou deixar comentários sobre os materiais.
 
  • 4. RECICLAR-SE COMO PROFISSIONAL Na seção Cursos e Materiais, estão listados diversos cursos de capacitação, oferecidos pelo próprio MEC, para os educadores interessados em se especializar em alguma área de atuação. A seção também reúne publicações, trabalhos acadêmicos e entrevistas, entre outros materiais, para atualizar os professores sobre a profissão.
 
  • 5. INTERAGIR COM OS COLEGAS O portal possui um fórum, em que professores do Ensino Médio e Fundamental podem discutir qualquer assunto relacionado à profissão. Para ter acesso a essa área é preciso fazer login no site.
 
  • 6. PESQUISAR Está procurando um museu bacana para levar os alunos? Quer uma indicação de biblioteca digital para recomendar em sala de aula? Pensa em sugerir à classe um trabalho em um planetário ou observatório? A seção Links auxilia os professores no trabalho de pesquisa dando dicas de boas práticas, lugares e conteúdos.
 
  • Até mais!
Redes Sociais:
Visitantes: 130

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *