Apps grátis para aprendizagem de crianças com deficiência
  • Olá colegas,
 
  • Qual tal se você pudesse facilitar a vida das crianças com deficiência? Hoje em dia, com a tecnologia, existem várias maneiras de ajudar na socialização dessas crianças. Anote os nomes de  apps grátis para aprendizagem de crianças com deficiência. Esses apps grátis podem ajudar professores no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, pais e familiares na convivência com essa criança.

Handtalk

 
  • Projeto, desenvolvido em Alagoas, ganhou o World Summit Award Mobile, uma competição bianual promovida pela ONU que reconhece aplicativos de relevância para a humanidade. Como funciona: ferramenta para dispositivos móveis que faz uso de um personagem para converter textos, imagens e áudio para Libras. É possível, inclusive, tirar a foto de uma placa e pedir para traduzi-la. É bom porque: facilita o aprendizado de Libras,  amplia as possibilidades de comunicação entre surdos e não-surdos e difunde o uso desta linguagem para um público mais amplo. Disponível para Android, iOS e Blackberry.
   

Que-fala!

   
  • Aplicativo destinado a facilitar a comunicação de pessoas com deficiências que afetem a fala. Como funciona: o aplicativo oferece uma série de ilustrações identificadas por palavras escritas e em áudio. O usuário seleciona figuras que correspondam ao que ele quer dizer e pode até montar pequenas frases. É bom porque: possibilita que o aluno se comunique diretamente com qualquer pessoa, sem a necessidade de intermediários. Disponível para Android.
 

Hércules e Jiló

   
  • O software Hércules e Jiló tem como objetivo ensinar ciências naturais a crianças com necessidades educativas especiais, mais precisamente para aquelas apresentando déficit cognitivo moderado. Produzido e idealizado pela Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), o aplicativo é composto por uma série de jogos com diferentes contextualizações psicopedagógicas que não envolvem apenas as crianças, mas também o educador. Como funciona: juntamente com um professor, a criança realiza 10 atividades para montar e brincar, além de jogos virtuais relacionados ao tema de ciências naturais. É bom porque: desenvolve habilidades didáticas, cognitivas e lúdicas de crianças com necessidades especiais de aprendizado. Disponível para baixar no computador.
   
  • Espero que estes apps grátis para aprendizagem de crianças com deficiência sejam bastante úteis. Aproveite!
  • Abraços Inclusivos!
  • prof. Diane Marli
Redes Sociais:
Visitantes: 138

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *