Matemática na prática

  • Macio – duro/Áspero – liso
  • Programe atividades com os alunos usando materiais de diferentes texturas.
  • 1. Disponha os alunos em roda e passe objetos de diferentes materiais para que eles possam manuseá-los. Sugestões de objetos: bichinhos de pelúcism estojo de náilon, tufo de algodão, esponja macia, esponja áspera, pedaço de plástico, retalhos variados (algodão, seda, couro cru, lona, sisal, carpete, estopa, etc)
  • 2. Depois que eles experimentaram a textura dos diferentes objetos, questione-os a respeito das sensações que tiveram ao pegar cada material:”Quais os objetos que vocês acharam macio?” “Qual é o mais macio?”,”Que objetos vocês acharam duro?Qual o mais duro?”. “Qual é o áspero como esta esponja?”, “Qual é liso como o plástico?”.
  • 3. Se achar conveniente, promova o registro da atividade colando alguns retalhos em cartazes com os títulos: MACIO, DURO, ÁSPERO E LISO.
 
 
  • GROSSO – FINO
  • Peça aos alunos que manuseiem livremente diferentes pedaços de barbante e de corda. Esse material deve ser providenciado com antecedência. Pergunte: “Qual é o pedaço mais grosso? E o mais fino?”. Peça que formem 2 grupos: um com os pedaços mais grossos e outro com os mais finos. Na sequencia, em uma folha de papel escreva MAIS FINOS e peça aos alunos que colem ali os pedaços finos de corda ou barbante.Em outra folha escreva MAIS GROSSOS e peça aos alunos que colem ali os outros pedaços. Finalmente, fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade. Diga aos alunos:”Vou pendurar as folhas no varal para que todos possam ver quando quiserem.” Aproveite o momento para retomar os conceitos já registrados em atividades anteriores.
 
  • LARGO –ESTREITO
  • 1. Distribua para a classe fitas de papel colorido de mesmo comprimento, mas de diferentes larguras. Depois, converse com os alunos:”Esta é a fita larga. Quem tem uma fita larga como esta, fica aqui do meu lado direito.” Esta é a fita estreita. Quem tem uma fita estreita como esta, fica aqui do meu lado esquerdo.”
  • 2. Faça um registro da atividade. Em uma folha escreva LARGA e cole com os alunos algumas fitas largas. Na outra folha escreva ESTREITA e cole algumas fitas estreitas.
  • 3. Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade.
   
  • ORDEM DE TAMANHO
  • 1. Se os alunos já tiveram a oportunidade de comparar suas alturas, proponha que eles organizem uma fila por ordem de tamanho (do menor para o maior), para brincar de trnzinho. Fale para os alunos: “O maquinista deve ser o menor da sala. Quem vocês acham que deve ser o maquinista?”, “E agora, quem será o próximo da fila?”.
  • 2. Continue estimulando os alunos a descobrir qual será o proximo da fila. Enquanto brinca de trenzinho, cante com os alunos a musica Piuí, piuí, piuí, do cancioneiro popular.
  • 3. Brinque com os alunos de CADA POTE COM A SUA TAMPA: Providencie com antecedência ou peça que os alunos tragam de casa potes plásticos com tampas de diferentes tamanhos. Deixe que eles brinquem livremente com os potes e as tampas (construção de “castelos”, brincadeira de rolas tampas e potes de um aluno para o outro, etc). Pergunte: “Qual é o maior desses potes?Alguém pode me mostrar?”, “Qual é a menor tampa que vocês encontraram?” Escolha 3 potes (ou 3 tampas) e façam uma fileira, do menor para o maior. Na sequencia, com os potes e tampas misturados, proponha que os alunos fechem os portes (cada pote com a sua tampa).
     
Redes Sociais:
Visitantes: 150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *