Conteúdos Fundamentais da Matemática
  • A aprendizagem se realiza através da prática,  (ação),  o estudante precisa vivenciar a matemática, para que compreenda todas as etapas do processo, (compreensão). Conhecer, usar, relacionar e atribuir significados aos símbolos (simbolização) é fundamental na construção do conhecimento. Esse conhecimento deve ser gradativamente incorporado (assimilação).
  • O sucesso do trabalho com idéias matemáticas dependerá não só dos materiais disponíveis mas da habilidade do professor em usar esses materiais. Aprender é recriar, reinventar, utilizar adequadamente os diferentes recursos de ensino para que o aluno desenvolva sua capacidade de estabelecer relações, lidar com grandezas, abstrair, calcular, encaminhar raciocínios e procedimentos lógicos, questionamentos, Possibilitando a reelaboração de suas experiências e desenvolvendo a autonomia no pensar e no fazer matemática.
  • Um ambiente com atividades ricas e estimulantes, troca de idéias, material adequado e problemas reais a serem vencidos, o professor fará com que seu aluno construa seu conhecimento, avance em suas hipóteses e seja capaz de construir a “ação matemática”, desenvolvendo assim o raciocínio lógico que será usado não apenas nas ciências exatas, mas em todas as áreas do conhecimento e da vida.
 
  • CONTEÚDOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA
 
  • Vocabulário Fundamental
  • 1.       Noções de grandeza: grande, pequeno, maior, menor, mesmo tamanho, alto, baixo, largo, estreito, grosso, fino, comprido, curto.
  • 2.       Noções de posição: dentro, fora, na frente de, atrás de, ao lado de, mais perto de, mais longe de, o primeiro, o último, no meio, de frente, de costas, à direita, à esquerda, acima, abaixo.
  • 3.       Noções de direção e sentido: para frente, para trás, para cima, para baixo, para o lado, para a direita, para a esquerda, mesmo sentido, sentido contrário, setas, meia volta, uma volta.
  • 4.       Noções de tempo: antes, depois, agora, mais tarde, ontem, hoje amanhã, dia, noite, iniciação as horas inteiras, velho, novo, moderno, antigo, mais velho de todos, começo, meio e fim, dia, semana, mês.
  • 5.       Noções de capacidade: vazio, cheio, pouco cheio, muito cheio, quase cheio, quase vazio.
  • 6.       Noções de massa: pesado leve, mais pesado, mais leve.
  • 7.       Noções de quantidade: muito, pouco, o que tem mais, o que tem menos, mesma quantidade.
  • Na aquisição do conceito de número destacam-se as habilidades Pré Numéricas, habilidades que precisam ser trabalhadas para que o aluno estruture o pensamento para a aprendizagem.
  • Classificação: agrupar segundo um critério: cor, forma tamanho, utilidade, espécie, ... , podemos classificar figuras geométricas, animais, frutas, botões, tampinhas, brinquedos, etc.
  • Seriação: colocar em série, em ordem, ordenar: blocos lógicos, botões, palitos, tampinhas,  estabelecendo relações do tipo: maior que, menor que, mais alto, menos que, ... Seriar conforme a cor: do mais claro ao mais escuro.
  • Correspondência Biunívoca: correspondência um a um. Ex: xícaras e pires, cães e ossosmeninos e bonés ...
  • Conservação de Quantidade: é o reconhecimento que o número de elementos de um conjunto não varia, quaisquer que sejam as maneiras como se agrupam esses elementos.
  • Inclusão hierárquica: colocar os objetos em relação de inclusão, incluir mentalmente “um” em “dois”, “dois” em  “três” ... È preciso compreender que dentro de uma determinada quantidade encontram-se outras, o maior, contem o menor. Ex: incluir tampas colocando a menor sempre na maior.
  • Sequência: é a sucessão de elementos dispostos de acordo com uma regra. Uma sucessão de figuras geométricas que obedece à seguinte regra: um quadrado, dois triângulos, um quadrado, etc
  • Contagem: contar tampinhas, palitos, etc.
fonte: Claudia Mara/ Desafios do Aprender      
Redes Sociais:
Visitantes: 404

One thought on “Conteúdos Fundamentais da Matemática

  1. Greetings! I know this is kinda off topic but I was
    wondering which blog platform are you using for this website?

    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and
    I’m looking at options for another platform. I would be awesome if you
    could point me in the direction of a good platform.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *