- Os Primeiros Anos
- 1. O recém nascido
- parece diferente dos outros bebês;
- parece não precisar de sua mãe;
- raramente chora (“um bebê muito comportado”);
- torna-se rígido quando é pego no colo;
- às vezes muito reativo aos elementos e irritável.
- 2. Os seis primeiros meses
- não pede nada, não nota sua mãe;
- sorriso, resmungos, resposta antecipada são ausentes ou retardados;
- falta de interesse por jogos, muito reativo aos sons.
- 3. De seis a doze meses – não afetuoso;
- não interessado por jogos sociais;
- quando é pego no colo, é indiferente ou rígido;
- ausência de comunicação verbal ou não-verbal;
- hipo ou hiper-reativo aos estímulos;
- aversão pela alimentação sólida;
- etapas do desenvolvimento motor irregulares..
- 4. O segundo e terceiro ano
- indiferente aos contatos sociais;
- comunica mexendo a mão do adulto;
- o único interesse pelos brinquedos: consiste em alinhá-los;
- intolerância à novidade nos jogos;
- procura estimulações sensoriais como ranger os dentes, esfregar e arranhar superfícies, fitar fixamente detalhes visuais, olhar mãos em movimento ou objetos com movimentos circulares;
- particularidade motora: bater palmas, andar nas pontas dos pés, balançar a cabeça, girar em torno de si mesmo.
- 5. O quarto e quinto ano
- ausência de contato visual;
- jogos: ausência de fantasia, de imaginação, de jogos de representação;
- inguagem limitada ou ausente – ecolalia – inversão pronominal;
- anomalias do ritmo do discurso, do tom e das inflexões;
- resistência às mudanças no ambiente e nas rotinas