Conteúdos pré – acadêmicos para estudantes com Deficiência

   

Alto/Baixo

Classificação

Curto/ Comprido

Conservação de Quantidade

Correspondência Biunívoca

Em cima/ Embaixo

Grande/ Pequeno

Grosso/ Fino

Inclusão Hierárquica

Dentro / Fora

Largo / Estreito

Muito / Pouco

       
  • Olá colegas,
  • por Diane Marli
 
  • Sabemos que o processo de alfabetização não é simples e nossas crianças autistas podem enfrentar dificuldades peculiares no desenvolvimento atrasando e prejudicando este processo, porém é importante ressaltar que pode ser possível e que no decorrer dos anos, com estimulação adequada, a criança apresente evolução significativa, alcançando sucesso no processo de alfabetização.
  • Mas por onde começar? Como fazer? Quais atividades devo preparar?  São perguntas que nos fazemos quando nos deparamos com o autismo. Primeiro é preciso identificar quais os pré requisitos necessários para a atividade planejada e quais habilidades a criança apresenta.
  • Ao entrar na escola, a criança, por meio de suas experiências cotidianas, já conhece alguns números e letras. Estes estão relacionados ao canal de TV à idade de cada um, o número e o nome da rua  de sua casa etc.  que não significa, no en­tanto, já tenham construído os conceitos.
  • Entendemos que a construção envolve o desenvolvimento prévio de processos cognitivos, que poderão ser trabalhados com atividades de classificação e seriação, noções de grandeza, posição, direção e sentido, tempo, capacidade, massa, quantidade, correspondência biunívoca, conservação de quantidade, inclusão hierárquica, sequência, contagem ...
  • É no início da escolaridade que os estudantes  aprendem que medir significa comparar grandezas. Quando esse conteúdo é bem trabalhado, o rendimento no Ensino Fundamental melhora - afinal, a medição está diretamente ligada não só à geometria e à estatística mas também a outras disciplinas.
 
  • Pensando neste processo segue algumas dicas de conteúdos alguns pré-acadêmicos importantes para o inicio esse período:
   
  • Abraços inclusivos,
  • Diane Marli
Redes Sociais:
Visitantes: 367

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *