Adaptações para estudantes com Autismo
  • Olá colegas,
  • Segue mais sugestões de adaptações de materiais, espaço e encaminhamentos para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo.
 
  • ADAPTAÇÕES
 
  • 1. Manter a organização do espaço físico (pouco material visual exposto na parede, no chão e no teto, selecionar previamente os materiais a serem utilizados na atividade e eliminar os demais estímulos desnecessários).
  • 2. Recursos facilitadores como, sinalizar o início, a transição ou a finalização de uma atividade por meio de sons ou movimentos (ex: uma música).
  • 3. Reduzir ruídos externos e internos durante a realização de atividades
  • 4. Alocar as crianças longe das janelas, de portas e grande circulação durante a realização de atividades que exigem maior atenção.
  • 5. Organizar o quadro de rotina em que se possa tocar, cheirar, grudar, colar, validar as informações sensoriais que mais facilitam a compreensão e a organização do aluno.
  • 6. Promover antecipação das atividades com a apresentação da rotina.
  • 7. Falar em tom mais baixo, para diminuir o alerta da classe e aumentar a atenção dos alunos.
  • 8. Ajustar postura da criança, para que mantenha mais atenção (oferecer assentos texturizados, almofadas ou bolas de pilates, ajustar a altura da mesa e da cadeira, proporcionando que a criança apoie os pés no chão e os cotovelos sobre a mesa).
  • 9. Respeitar limites das crianças que apresentam sensibilidade ao toque e sons;
  • 10. Permitir o uso de engrossadores de lápis para o refinamento da escrita, incentivar o desenho livre com os dedos sobre superfícies lisas e com texturas.
  • 11. Promover brincadeiras que envolvam movimentos e coordenação motora grossa antes de iniciar uma atividade de coordenação motora fina.
  • 12. Promover atividades de coordenação motora fina com as crianças em diversas posições (chão, carteiras, em pé ou com apoios diferenciados).
  • 13. Recursos visuais são facilitadores na atenção e na execução das atividades pedagógicas (ex: engrossar as linhas do caderno com caneta preta, usar contrastes preto e amarelo ou azul e branco para destacar ordem e regras a serem seguidas durante a atividade).
  • 14. Recursos auditivos são importantes para prevenir que a criança entre em estado de alerta, é importante antecipar sons inesperados (como o sinal para o recreio ou para o termino de uma aula).
  • 15. Minutos antes do término do recreio, propor brincadeiras mais mais calmas, ou permitir que a criança entre depois dos colegas quando a sala estiver estabilizada.
 
  • fonte - Reab
  • Referência:
  • – GREENSPAN, Stanley I.; WIEDER, Serena. El Niño con Necessidades Especiales. The interdisciplinary Council on Developmental and Learning Disorders (ICDL), 2006.
  • – MOMO, Aline R. B; SILVESTRE, Claudia; GRACIANI, Zodja. O processamento sensorial como ferramenta para educadores: Facilitando o processo de aprendizagem. 3 ed. São Paulo:  Artevidade/Mennon , 2011.
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