Aplicativos voltados para pessoas com TEA

OTO - Olhar, Tocar, Ouvir

OTO (Olhar, Tocar, Ouvir)

O OTO (Olhar, Tocar, Ouvir) é um aplicativo desenvolvido como uma ferramenta educacional para auxiliar crianças em diferentes níveis do TEA a aprender o alfabeto de uma forma lúdica, interativa e autônoma, através de associações de imagens e sons (RODRIGUES; ABILHOA, 2015).

O aplicativo OTO foi concebido para ser intuitivo e de fácil manuseio para proporcionar autossuficiência para as crianças com TEA. Nesse contexto, o aplicativo consiste de um conjunto de imagens que representam as letras do alfabeto. Ao tocar sobre uma dessas letras, é exibida a figura de um animal ou objeto, permitindo a associação entre a letra e a figura (figura 3). Além disso, foram inseridos sons tanto às letras quanto às figuras, permitindo maior percepção e engajamento por parte das crianças (RODRIGUES; ABILHOA, 2015).

Este aplicativo está disponível gratuitamente para smartphones e tablets com sistema operacional Android na loja Google Play. Para instalar, basta acessar o seguinte endereço:http://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.myalphabeto.

Figura 3 - Aplicativo OTO - Letras e Figura.
Figura 3 - Aplicativo OTO - Letras e Figura.

Para avaliar o aplicativo, foram realizados testes com 24 crianças com TEA na AMA (Associação Amigos dos Autistas), em Maringá, e concluiu-se que ele é capaz de ajudar na alfabetização de crianças com TEA. O aplicativo superou as expectativas, facilitando a educação em sala de aula e até mesmo em casa, pois o aplicativo apresenta grande facilidade de manuseio, é muito simples e chamativo, prendendo a atenção e o interesse das crianças com TEA (RODRIGUES; ABILHOA, 2015).

Redes Sociais:
Visitantes: 198

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *