Material Cuisenaire

Material Cuisenaire

apostila - Escala Cuisenaire e Jogos

   
  • Olá colegas,
 
  • Vejam que bacana! Deixo link acima para atividades online com o Material Cuisenaire e uma apostila bem completa sobre o material "ESCALA CUISENAIRE E JOGOS: Uma metodologia alternativa para a compreensão das Operações Fundamentais dos Números Naturais" de Euza Shigueko Sugiyama da Universidade Estadual do Norte do Paraná sob orientação do professor Nilton Roberto Cremasco.
   
  • A escala Cuisenaire é um material manipulável composto de barras coloridas que conforme história apresentada por BOLDRIN (2009) O material Cuisenaire foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa de suas aulas. Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire. Durante 23 anos, Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de Thuin. Só 23 anos depois dasua criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas. Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. A Escala Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.
 
  • fonte - ESCALA CUISENAIRE E JOGOS: Uma metodologia alternativa para a compreensão das Operações Fundamentais dos Números Naturais/Euza Shigueko Sugiyama/Nilton Roberto Cremasco
 
  • Abraços Inclusivos!!
  • Diane Marli
 
Redes Sociais:
Visitantes: 259

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *