VB-MAPP
  • Conhecendo o  VB-MAPP
  • Aída Teresa dos Santos Brito
  • Natalie Brito Araripe
 
  • Existem protocolos ou escalas com caráter de rastreio destas condições, isto é, que levantam a possibilidade de o indivíduo ter autismo ou Deficiência Intelectual. Estas escalas são muito importantes e são utilizadas para a constituição da Hipótese Diagnóstica, normalmente são aplicadas por membros da equipe multidisciplinar, como Psicólogos e Fonoaudiólogos, para informar a decisão diagnóstica do médico, que, no processo de fechamento do laudo, também pode lançar mão de outras escalas, propriamente diagnósticas. Nenhum desses dois tipos de protocolo acima mencionados, de rastreio e diagnóstico, são suficientes para informar adequadamente o processo de inclusão, seu objetivo é saber em que medida que aquele sujeito se encaixa em um perfil diagnóstico traçado pelos manuais que descrevem as deficiências mencionadas e não conhecer a fundo o conjunto de habilidades de um sujeito, daí a necessidade de outro tipo de protocolo, especificamente voltado para esta tarefa.
 
  • Existem protocolos de avaliação que possuem este objetivo de conhecer as habilidades e as dificuldades de cada sujeito e estes diferentes protocolos de avaliação podem ser utilizados em várias circunstâncias, a depender das necessidades de cada pessoa e da expertise do profissional avaliador. No entanto, entre todos estes protocolos, há alguns critérios que podem ser pensados como relevantes, o primeiro é a versatilidade. Alguns protocolos servem unicamente para alguns casos bem específicos, enquanto outros podem ser utilizados em uma ampla faixa de idade e em muitos domínios diferentes do fazer humano. Outro critério é sua utilização em pesquisas científicas sólidas, com forte evidência, o que o legitima como um recurso útil para a prática dos profissionais.
 
  • Optamos, , por apresentar instrumentos que já estão bastante consolidados na bibliografia nacional e internacional e a partir dos quais já foram realizados inúmeros experimentos científicos com evidência científica sólida. Os protocolos devem servir para o desenvolvimento de um programa estruturado de tratamento ou currículo hierarquicamente organizado e sequenciado para produção de uma fonte de habilidades a serem trilhadas (Love et al., 2009). Como é impossível atingir todos os déficits de habilidades, a prioridade deve ser dada a habilidades-chave, cúspides comportamentais ou respostas cruciais que permanecerão funcionais para a criança em diferentes
 
  • Muitas pesquisas foram feitas para verificar protocolos de avaliação utilizados para o desenvolvimento de intervenções comportamentais precoces intensivas (EIBI) e apresentaram como resultado boa relevância e aplicabilidade de muitos protocolos comportamentais incluindo o ABLLS-R e o Vb - Mapp. Contudo, é imprecindível muita atenção na aplicação de protocolos comportamentais e preciso muita familiriaridade do aplicador com a ferramenta, pois em geral a aplicação é despendiosa e leva um tempo para ser concluída, lembrando que diferentes avaliações requerem formação específica, o que nos aponta a necessidade superior de buscar sempre as ferramentas mais adequadas para cada finalidade.
 
  • O VB-MAPP, ou Verbal Behavior milestones Assessment anda Placement program, desenvolvido por Sundberg em 2008, é um instrumento de avaliação e guia curricular dos marcos do desenvolvimento infantil até 04 anos de idade, em comparação com o repertório de uma criança com desenvolvimento típico. Isso não significa que só deva ser aplicado com crianças de até 04 anos. Não podemos esquecer que uma avaliação comportamental se preocupa mais com comparar o sujeito com ele mesmo do que em relação aos demais.
 
  • O VB_MAPP possui 170 “milestones”, ou marcos. Classifica em três níveis de desenvolvimento:
  • nível 1 - até 18 meses;
  • nível 2 - de 18 a 30 meses - nível 3: de 30 a 48 meses.
 
  • É um instrumento com mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento.
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