Bloqueio de Respostas
  • Bloqueio de Respostas - Response Block
 
  • É um procedimento no qual o terapeuta intervém fisicamente assim que a criança começa a emitir um comportamento inadequado. O profissional deve usar o mínimo necessário de contato físico. Por exemplo, se uma pessoa é suficiente para bloquear o comportamento, não há necessidade de duas pessoas bloquearem o comportamento. O bloqueio de resposta é uma possível intervenção para reduzir o comportamento inadequado mantido por reforçamento automático. A intervenção pode impedir o acesso ao reforçador automático que mantém a resposta ou seja, quando não há mais acesso ao reforçador, o comportamento entra em extinção.
 
  • A forma como o bloqueio é realizado interfere no resultado da intervenção. Estudos demonstram formas diferentes de utilizar o bloquei de respostas. Por exemplo, dois estudos utilizaram o bloqueio de respostas para o comportamento de levar objetos para a boca. Em um estudo o terapeuta, de forma leve, empurrou a mão do participante para baixo antes de o item entrar na boca, enquanto em outro o terapeuta colocou a mão entre mão e a boca do participante (nenhuma tentativa foi feita para abaixar a mão do participante). Os resultados sugerem que o bloqueio pode ser eficaz na prevenção de inadequados somente quando é iniciado no início de sua cadeia de respostas e com bastante consistência.
 
  • O bloqueio de resposta deve ser utilizado em casos onde o comportamento inadequado é um perigo para a própria criança ou para outras pessoas no ambiente. Isso pode incluir comportamentos de bater a cabeça, de se bater, se morder, engolir objetos não alimentícios, etc... Ao bloquear a emissão de um comportamento inadequado, redirecione a criança para um comportamento alternativo. Não esqueça de dois pontos importantes: O bloqueio de resposta tem mais efeito sobre o comportamento inadequado quando utilizado em conjunto com outros procedimentos. Para selecionar uma intervenção para a modificação ou diminuição de um comportamento inadequado é preciso olhar para a função do comportamento, a gravidade do comportamento e o repertório de cada pessoa.
Redes Sociais:
Visitantes: 275

One thought on “Bloqueio de Respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *