Treino de comunicação funcional
  • O treino de comunicação funcional é uma intervenção que visa substituir comportamentos mal adaptativos com comportamentos comunicativos funcionais. A intervenção é utilizada para a diminuição de comportamentos inadequados e aumenta das habilidades de comunicação adequada. Muitos comportamentos inadequados ocorrem pela dificuldade em se comunicar. O treino de comunicação funcional identifica sistematicamente a função do comportamento inadequado e fornece um comportamento substituto na forma de comunicação apropriada que permite ao aluno suprir suas necessidades de uma forma mais aceitável.
 
  • Os 3 passos importantes para implementar um treino de comunicação funcional são:
  • 1- Identificar o comportamento inadequado: Qual é o comportamento a ser diminuído?
  • 2- Identificar a função do comportamento: Por que ou para que o comportamento ocorre?
  • 3- Escolher um comportamento comunicativo substituto:
 
  • - Considere alguns pontos.
  • A) A função do comportamento substituto deve ser a mesma do comportamento inadequado. Se o comportamento inadequado tem a função de acessar atenção, então a criança precisa aprender um comportamento comunicativo substituto com a função de acessar atenção.
 
  • B) A forma do comportamento substituto deve estar de acordo com o repertório e as habilidades comunicativas de cada criança. Se a criança se comunica utilizando gestos, o comportamento substituto deverá incluir gestos. Não exija que a criança fale 1 palavra específica se isso ainda não está no repertório dela.
 
  • C) O esforço necessário para emitir o comportamento substituto, inicialmente deverá ser mais baixo do que o esforço para emitir o comportamento inadequado. Se o custo de resposta for mais baixo, ou seja, se for mais “fácil” emitir um comportamento inadequado do que emitir um comportamento adequado, a criança certamente irá emitir o comportamento inadequado.
Redes Sociais:
Visitantes: 221

2 thoughts on “Treino de comunicação funcional

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and everything. However think about if you added some great visuals or videos to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with pics and video clips, this site could undeniably be one
    of the most beneficial in its field. Wonderful blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *