Perfil Psicoeducacional – (PEP-3)
  • Olá colegas,
  • Vamos falar um poqunho sobre o Perfil Psicoeducacional - (PEP-3)
 
  • O PEP-R é um instrumento de avaliação da idade de desenvolvimento de crianças com autismo ou com outros transtornos da comunicação.
  • O PEP-r e PEP-3 consistem em avaliações da Idade de Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA e Crianças com Dificuldades de Comunicação.
  • A avaliação leva em consideração 174 áreas do desenvolvimento, habilidades sensoriais e problemas comportamentais. Serve como alicerce para a elaboração de um planejamento psicoeducacional de acordo com os pressupostos teóricos do modelo TEACCH. Foi concebido para identificar padrões de aprendizagem irregulares e idiossincráticos, destinando-se a crianças cuja faixa etária vai de um a doze anos. As áreas avaliadas são: coordenação motora ampla, coordenação motora fina, coordenação visuo-motora, percepção, imitação, performance cognitiva e cognição verbal. Para cada área foi desenvolvida uma escala específica com tarefas a serem realizadas.
  • PEP-R é um inventário de comportamentos e habilidades em crianças com Autismo e com déficits de desenvolvimentos semelhantes. Seus resultados são utilizados para criar Planejamentos Educacionais Individualizados que vão acompanhando as mudanças conforme a idade.
  • PEP-R Brasileiro
  • O Brasil passou a utilizar o PEP-R em 1992. Esse instrumento era utilizado em sua forma original americana sem adaptações apenas tradução. Em 2002 a psicóloga Dra. Viviane Costa de Leon foi a responsável pela tradução, validação e adaptação do PEP-R para o Brasil, em sua dissertação de Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • O teste deve ser aplicado em crianças de 6 meses a 7 anos ou no máximo até  12 anos. Está dividido em duas áreas:
  • Desenvolvimento – imitação, percepção, coordenação visuo-motora, coordenação motora fina, coordenação motora grossa, performance cognitiva e cognição verbal
  • Comportamento – relacionamento e afeto, brincar e interesse por materiais, respostas sensoriais e linguagem.
  • Para cada área foi criada uma escala específica. Tarefas, jogos e brincadeiras a serem realizadas e comportamentos a serem observados. O kit PEP-R contém 174 itens e é constituído por uma série de brinquedos e materiais pedagógicos.
  • PEP-3
  • O Perfil Psicoeducacional Revisado PEP-R teve uma nova versão em 2004 nos EUA. O PEP-3 Perfil Psicoeducacional 3. Foram adicionados itens para crianças com faixa etária abaixo de dois anos e meio.  Esta nova versão possibilita analisar os níveis de desenvolvimento.  Incluiu itens não verbais, a flexibilidade na administração do teste, itens sem tempo delimitados. Vários níveis de desenvolvimento, tarefas de linguagem separadas das outras áreas de funcionamento:
  • Desenvolvimento – Cognitivo verbal/pré-verbal, linguagem expressiva, linguagem receptiva, coordenação motora fina, coordenação motora grossa e imitação visual-motora.
  • Comportamento – expressão afetiva,reciprocidade social, características dos comportamentos motores, características dos comportamentos verbais.
  • Relatório do Cuidador – problemas de comportamento, autocuidado pessoal, comportamento adaptativo, categorias diagnósticas e grau do problema, níveis atuais de desenvolvimentos.
  • Além das áreas de desenvolvimento e comportamento foi introduzido o relatório do cuidador, para que o profissional possa desenvolver um plano educacional individualizado mais completo. O Kit PEP-3 contém 210 itens entre brinquedos e materiais pedagógicos.
 
  • fonte - PERFIL PSICOEDUCACIONAL – (PEP-3) – SCHOPLER, REICHLER, BASHFORD, LANSING & MARCUS, 1990.
  • LEÓN, Viviana et al. Propriedades psicométricas do perfil psicoeducacional revisado: PEP-R. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 3, n. 1, p. 39-52, 2004.
  • Individualized Assessment and Treatment for Autistic Children with Developmental Disorders. VOLUME 1 (A adapted for teaching purposes) REVISED PSYCHO-EDUCATIONAL PROFILE (PEP-R) Eric Schopler Rober Jay Re ichler Ann Rashlord Lee M. Marcos Written and developed in collaboration with Department T E A C C H. Translation: Marialice d e Castro Vatavuk p ro-ed, Austin, Texas, 1990
  • LIMA, Fernanda de et al. Análise do instrumento perfil psicoeducacional revisado (PEP-R) para avaliação de crianças com autismo. 2016.
 
  • Abraços Inclusivos!
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