Documentário sobre o cérebro

documentário sobre o cérebro

  • Olá colegas,
  • Neste documentario apresentado na rede Band News,  a neurocientista Doutora Carla Tieppo e o Doutor Fernando Mazzilli Louzada, trazem informações sobre novas trecnologias de investigação de imagem, com luz para o cérebro humano com compreensão do córtex cerebral e das atividades cerebrais que nunca haviámos vistos antes.  O desenvolvimento humano e organizacional, os elevados números de 86 bilhões de neurônios, suas conexões, as emoções, as redes neurais, enfim, a complexidade do cérebro!
 
  • Doutora Carla Tieppo, é Doutora em Neurofarmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. É pioneira na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional. Há 27 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde é idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Ministra aulas sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano.  É sócia-fundadora da Educação Inédita que apresenta ao mercado educacional uma nova forma de pensar a educação a partir da perspectiva da Neurociência, tanto para professores, quanto para mantenedores de escolas, alunos, pais e cuidadores.
 
  • Doutor Fernando Mazzilli Louzada, possui mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (2006). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR, que têm como principal objetivo o estudo das relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar. É membro-institucional da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
  • Para quem quiser leituras de aprofundando, indico Steven Pinker (percepção, linguagem, cérebro computacional), Ivan Izquierdo (memória) e Antônio Damasio (emoção, marcadores somáticos, consciência)
 
  • Abraços Inclusivos!
  • Diane Marli
Redes Sociais:
Visitantes: 284

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *